Quando o assunto é fertilidade, devemos estar atentos aos sinais que podem indicar que teremos dificuldades para ter filhos da forma natural. Isso porque a infertilidade pode ter diversas causas e afetar o casal de diferentes maneiras, mas existem algumas medidas que podem ser preventivas.
Quer saber mais sobre que medidas são estas e em que casos melhor são aplicadas? Continue lendo!
Infertilidade masculina: como prevenir
Em homens com baixa contagem de espermatozoides, causa comum de dificuldade de engravidar, multivitaminas e sais minerais podem melhorar o caso. Evitar usar roupas apertadas na região genital também é uma boa ação.
No caso dos homens, os testículos precisam se manter em uma temperatura mais baixa que o restante do corpo. E, no caso de ambos, tecidos sintéticos e apertados podem levar a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde, por isso devem ser evitados.
Infertilidade feminina: como prevenir
Pesquisas recentes mostram que dietas saudáveis podem melhorar a função dos ovários em mulheres com síndrome de ovários policísticos, causa comum de infertilidade feminina. Além disso, o aumento de peso pode alterar os níveis hormonais ovulatórios e a espermatogênese, dificultando a fertilidade. Além disso, um dos primeiros cuidados para uma gravidez saudável é ter atenção ao seu próprio corpo.
É essencial que doenças metabólicas, como é o caso da diabetes e os desequilíbrios do colesterol, sejam tratadas e corrigidas em casais que desejam ter filhos. Além disso, é comum que mulheres que por muitos anos da vida apresentaram desordens alimentares podem ter a fertilidade comprometida, pela dificuldade de ovular, mesmo com a menstruação normal.
Existem diversas outras dicas de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde e o que evitar para afastar um caso de infertilidade. Continue de olho no blog da Clínica Nascer para ler mais!