Quando um casal pensa em engravidar e não consegue bons resultados, é bastante comum que se investigue possíveis problemas na mulher. No entanto o fator masculino também não pode ser deixado de lado. Isso porque ele atinge metade dos casais que sofrem com infertilidade.
O que é infertilidade masculina?
A infertilidade masculina é ocasionada quando é observada uma redução no potencial de fertilidade do homem. Ela não é associada a um problema, mas a diversos fatores diferentes, daí a importância de fazer exames para identificá-los corretamente.
Quais exames são os mais comuns para identificar o problema?
Dentre os mais comuns se destacam o espermograma, que consegue analisar quantidade, morfologia e velocidade de mobilidade dos espermatozoides, avaliações dos hormônios masculinos, exame de urina para identificar se existem problemas na ejaculação e o ultrassom de bolsa testicular que tem como objetivo checar se existem alterações ou outros problemas.
O que causa esse problema?
Como existem muitos fatores diferentes, as causas também variam bastante de pessoa para pessoa. No entanto, um dos principais motivadores para o problema é a varicocele, dilatação das veias nos testículos.
Que tratamentos buscar em casos de infertilidade masculina?
A resposta para isso também vai depender do fator que leva a infertilidade. Os tratamentos podem ser dos mais variados: desde a mudar estilo de vida, adotando um dia a dia mais saudável, até medidas cirúrgicas como a que reverte a varicocele.
Em qualquer um dos casos, buscar por ajuda profissional é a melhor pedida. Entre em contato com um médico para ter certeza dos melhores exames e tratamentos para seu caso.