Quando um casal tenta engravidar, mas não consegue, são buscadas várias maneiras de entender o motivo de isso acontecer. Uma das principais dúvidas relacionadas à fertilidade é saber se ela é ou não hereditária e como pode influenciar nas tentativas do casal.
A infertilidade pode sim acontecer devido a fatores genéticos.
Isso se dá porque algumas doenças ou outros problemas ligados à dificuldade em engravidar, podem surgir por causa de uma pré-disposição à determinada doença ou mesmo a partir de características sanguíneas.
É importante salientar que isso vale tanto para casos de infertilidade masculina, quanto nos da feminina.
Alguns casos
Exemplos de situações de infertilidade por fatores genéticos são os ovários policísticos, que costumam aparecer em irmãs e filhas de mulheres afetadas pelo problema. A endometriose, doença ligada ao crescimento exagerado do tecido que reveste o útero, também tem grandes chances de se desenvolver em parentes de primeiro grau.
No caso dos homens isso é demonstrado em situações como a azoospermia, que é a ausência de produção de espermatozoides. Essa doença que tem influência direta na infertilidade é bastante ligada a fatores genéticos.
Como proceder?
Por mais que você tenha suspeitas da motivação da sua infertilidade, procure sempre pela avaliação de um especialista. Só ele poderá pedir exames e avaliar corretamente o que está acontecendo com o seu corpo. Através de um profissional, você também poderá ter acesso ao tratamento que mais se adéqua a sua necessidade, por isso, contata-lo sempre será a melhor opção.