O PGD, é o estudo genético nos embriões antes de serem transferidos ao útero.
O PGD (Diagnóstico Genético Pré-Implantacional) trata-se de uma avaliação genética dos embriões formados em tratamentos de Fertilização In Vitro – FIV antes de serem transferidos ao útero, evitando a transferência de embriões com alterações gênicas ou cromossômicas, permitindo escolher melhor os embriões para transferir ao útero.
Técnica muito relevante quando há uma doença genética na família com mutação conhecida no DNA, idade materna avançada (acima de 37 anos), abortamentos de repetição, falhas sucessivas em ciclos de FIV, casais com alteração no Cariótipo e mesmo nos casos de FIV com o único objetivo de se aumentar as chances de sucesso do tratamento.
Para ser realizado o estudo genético, os embriões são biopsiados após 5 dias de cultivo em condições que imitam a natureza humana, quando atingem o estágio de desenvolvimento conhecido como Blastocisto. São retiradas de quatro a cinco células sob microscopia acoplado a um sistema de laser, diminuindo possíveis danos aos embriões, em seguida as células retiradas são enviadas ao geneticista para análise, e os blastocistos biopsiados são imediatamente congelados (vitrificados) até que seja emitido o laudo genético.